Conheça 5 curiosidades sobre serigrafia
5 curiosidades sobre a serigrafia
Se der uma olhada em seu guarda-roupa, é provável que você encontre pelo menos uma peça com um desenho serigrafado a camisetas revision vai lhe mostrar nesse artigo 5 curiosidades sobre esta tecnica para personalizar camisetas.
Ou, talvez, já tenha experimentado a técnica em casa para criar uma camiseta personalizada de sua banda favorita ou bonés homenageando o time de sua cidade.
Mas, afinal, você sabe de onde veio essa técnica surpreendentemente antiga? Ou como se tornou oficialmente uma forma de arte?
Um passado bastante cabeludo
A serigrafia é uma prática antiga que remonta à Dinastia Song, na China. Os artistas usavam telas feitas de uma malha de cabelo humano firmemente tecida, pois era forte e suficientemente fina para permitir que as tintas passassem pelo substrato, ao passo que os próprios estênceis eram cortados de folhas.
A técnica foi então adaptada pelos japoneses, que começaram a usar a seda como malha, séculos antes dela chegar à Europa. Desde então, a serigrafia passou por muitas mudanças e evoluções e, atualmente, as telas costumam ser feitas de fibras sintéticas, como o poliéster.
Uma malha de cabelo humano era originalmente empregada nas telas
Técnicas de estêncil
A serigrafia evoluiu muito desde então e diversos métodos modernos envolvem o uso de processos digitais ou químicos altamente sofisticados.
O grande momento revolucionário na história da técnica se deu no início do século XX, quando os cientistas e serigrafistas Roy Beck, Charles Peter e Edward Owens realizaram experiências com emulsões sensibilizadas com ácido crômico que reagiam e endureciam sob a luz.
A serigrafia não precisa ser complicada
Pela primeira vez, estênceis de fotografias poderiam ser usados no lugar de estênceis feitos de papel ou cartão. Se deseja experimentar em casa, no entanto, pode usar a técnica muito mais simples de cortar os próprios estênceis à mão.
A primeira camiseta promocional
O Mágico de Oz é conhecido por muitas coisas, como os personagens adoráveis, cenários encantadores e as canções memoráveis.
O que você talvez não saiba que também é o responsável pela primeira camiseta promocional, fabricada com… adivinhou! Serigrafia. Foi desenhada especialmente para este clássico do cinema e dada aos fãs na esteira do filme, em 1939.
‘O Mágico de Oz’ estreou em 1939
Fundamental para a propaganda da Segunda Guerra
A serigrafia foi usada extensivamente durante a Segunda Guerra Mundial na produção de pôsteres em massa, mas os gráficos não tardariam a descobrir que a técnica poderia ser usada em uma ampla variedade de superfícies.
Isso os levou a serigrafar roupas militares, kits de primeiros socorros e até mesmo decalques para aeronaves. Conta-se, inclusive, que alguns dos soldados que aprenderam serigrafia seguiram na área ao voltar da guerra.
Andy Warhol e a Pop Art
Talvez o nome mais conhecido associado à serigrafia seja o do artista Andy Warhol. Ele usou a técnica para criar suas famosas gravuras de celebridades, incluindo Marilyn Monroe e Elvis, colocando a serigrafia no mapa e, finalmente, dando a ela o merecido reconhecimento como forma de arte.
Andy Warhol revolucionou a serigrafia
Warhol empregava um processo de silk-screen fotográfico que permitia criar imagens mais precisas e definidas, além de produzir impressões em massa com relativa facilidade.
Na verdade, esse resultado uniforme era exatamente o que o atraía. “Penso que seria ótimo se mais pessoas fizessem serigrafias, assim ninguém saberia se uma imagem é minha ou de outra pessoa”, ele dizia.
Se quiser personalziar suas camisetas com desenhos e padrões únicos usando a técnica de serigrafia, confira o curso Estampagem de serigrafia têxtil com estêncil, de Mireia e Merce, fundadoras da marca Festela Store.
A Camisetas Revision tem os melhores profissionais para lhe auxiliar em qualquer duvida que tenha em algum dos processos.
Caso queira solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato em nossos canais de atendimento como formulário ou via whatsapp.
0 comentário